domingo, 15 de fevereiro de 2015

CANÇÃO TRISTE

O sol, que dá nas ruas, não dá
No meu carinho.
Felicidade quando virá?
Por que caminho?

Horas e horas por fim são meses
De ansiado bem.
Eu penso em ti indecisas vezes,
E tu ninguém!

Não tenho barco para a outra margem,
Nem sei do rio
Ah! E envelheceu já tua imagem
E eu sinto frio.

Não me resigno, não me decido,
Choro querer...
Sempre eu! Ó sorte, dá-me o olvido
De pertencer!

Enterrei hoje outra vez meu sonho
Amanhã virá
Tornar-se triste por ser risonho,
E não ser já.

Inútil brisa roçando leve
Já morta flor,
Saudando a um bem que não se teve
Vácuo sem dor,

Triste se é triste, e de o ser não finda
Quando é conforto
Como a mãe louca que embala ainda
Um filho morto.

[FERNANDO PESSOA (1888 - 1935)]
(in "Do Infinito Mar Do Meu Desejo")

Sem comentários:

Enviar um comentário