sexta-feira, 13 de abril de 2012

DE 13 (Sexta) A 15 (Domingo) DE ABRIL

Sexta-feira, 13.04.2012

ROMARIZ

Asseguro-vos que às vezes, de uma pessoa
sei que tive medo, e das demais…
Dir-me-eis que não fui ao mar para as salvar.
No oceano preferi ver o meu corpo, por trás da areia
a temeridade, adquirindo o matrimónio; as locuções, toques,
visões, a quietude dita três vezes pulmões de eternidade.

Bordando perto das sestas, ou seja, já em plena miséria
um corpo levante dinâmico, o parágrafo do mar:

Olha para o ventre-aquário! e diz ao vulto no tendão aparecido
agora é ao tempo, deste rosto, com por um outro,
cujo recém reparo se já inverte até ao ventre,
apesar de ungido nu e mudo a cada tempo.

Daqui desço às moradas, para retomar a minha forma humana.

ANTÓNIO POPPE (1968) – Torre de Juan Abad


Sábado, 14.04.2012

PRIMAVERA DAS FLORES NEGRAS

Primavera das flores negras, o que te impede
é a febre dos mortos,
Primavera das flores negras, o que te impede
é um vento contínuo do norte,
uma sepultura é meu Abril,
uma noite visionariamente sombria das flores negras,
são irmãs estranhas que para os campos te impelem,
quando os corvos grasnam
e as colinas bebem borrascas.

Primavera das flores negras, o que te impede
é a febre dos mortos,
Primavera das flores negras, o que te impede
é um vento contínuo do norte,
eu vou dormir, amanhã já
neve e solidão me hão-de cobrir atrás dos teus sapatos…
são irmãs estranhas que para os campos te impelem,
quando os corvos grasnam
e as colinas bebem borrascas.

THOMAS BERNHARD (1931 – 1989) - Na Terra e no Inferno (tradução de José A. Palma Caetano)


Domingo, 15.04.2012

BAIRRO JUDAICO

Em vaso incerto, a claridade

por isso aconselhavas
o caminho mais obscuro
histórias rarefeitas, impossíveis
a daquela mulher
do bairro judaico
que contava a sua vida
por um estranho calendário
de limões e enguias

previa a cada instante
seu próprio desaparecimento
e tem uma simplicidade aterradora
o nenhum peso da luz

tenho tanto medo
da nudez
esse nome final!
MÁRIO RUI DE OLIVEIRA (1973) – Bairro Judaico

Sem comentários:

Enviar um comentário