domingo, 26 de fevereiro de 2012

OPERÁRIOS

Oh esta tarde quente de Fevereiro!
O Suão inoportuno veio reavivar as nossas lembranças
de indigentes absurdos, a nossa jovem miséria.

Henrika trazia uma saia de algodão aos quadrados brancos e castanhos que deviam ser moda no século passado, um barrete engalanado e um lenço de seda. Era mais triste que um luto. Dávamos uma volta pelos arredores. O tempo estava coberto e este vento Suão libertava todos os maus cheiros dos jardins dizimados e dos campos seco

Isto cansava-me mais a mim do que à minha mulher. Numa poça de água cavada pelas inundações do mês precedente, num atalho bastante elevado, ela fez-me ver minúsculos peixes.

A cidade, com o seu fumo e o ruído das suas oficinas, seguia-nos de longe, todo o caminho. Oh o outro mundo, a casa abençoada pelo céu e pelas sombras! O Suão recordava-me os miseráveis incidentes da minha infância, os meus desesperos de estio, a horrível quantidade de força e de ciência que a sorte arredou sempre de mim. Não! Não passaremos o estio nesta terra avara onde seremos sempre noivos órfãos. Quero que este braço endurecido deixe de arrastar uma imagem querida.

JEAN ARTHUR RIMBAUD (1854 – 1891) Iluminação – uma Cerveja no Inferno (tradução de Mário Cesariny)

Sem comentários:

Enviar um comentário