sexta-feira, 16 de novembro de 2012

O MEU PRINCIPAL LUGAR


O meu principal lugar da duração é, porém,
a Fontaine Sainte-Marie,
no bosque de Clamart e Meudon, nos arredores da cidade.
A água  brota numa clareira do bosque
num triângulo de relva formado por caminhos que se cruzam,
tendo na orla um pequeno restaurante com uma esplanada,
uma barraca de pedra pintada de vermelho por fora,
por dentro confortável,
de onde o olhar abrange, no Verão e no Inverno, a fonte,
a clareira e, sobre um dique, um caminho cor de barro,
que vai até ao horizonte.
Se me perguntarem onde é o meu centro do mundo,
eu indicaria, sem dúvida, a Fontaine Sainte-Marie.
E esta é de facto um centro;
porque aí parava eu sempre para descansar
quando seguia pelo bosque
de uma das localidades dos subúrbios, Clamart,
até à próxima, Meudon,
para ir buscar a criança à escola,
e volto agora, sempre que posso,
a fazer esse caminho.
Próximo dali, em Paris, corre o Sena
e correm as águas nas valetas,
mas nada mais em toda a região.
Os poucos regatos que antigamente se viam desaguam
            Debaixo de terra.
[…]
PETER HANDKE (19429 – Poema à Duração
(tradução de José A. Palma Caetano)

Sem comentários:

Enviar um comentário