quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

EM FRENTE DA MACIEIRA

Não morro antes de ter visto a vaca
no estábulo do meu pai,
antes de a erva acidular a minha língua
e o leite mudar a minha vida.
Não morro antes de o meu jarro estar cheio a transbordar
     e o amor da minha irmã me lembrar
como é bonito o nosso vale,
     onde  amassam a manteiga
e, na Páscoa, abrem marcas no toucinho…
     Não morro antes de a floresta mandar os seus temporais
e de as árvores falarem de verão,
     antes de a minha mãe ir pela rua com um lenço vermelho,
atrás do carro aos solavancos, no qual
     ela empurra a sua felicidade maças, peras, galinhas e palha…
Não morro antes de se fechar a porta por
     onde entrei,
em frente da macieira…

THOMAS BERNHARD (1931-1989) – Na Terra e no Inferno
(tradução de José A. Palma Caetano)

Sem comentários:

Enviar um comentário