quarta-feira, 9 de maio de 2012

BUSCA-TE EM MIM

Alma, buscar-te-ás em MIM,
a Mim buscar-me-ás em ti.

      De tal sorte pôde o amor,
alma, em Mim te retratar,
que nenhum sábio pintor
sab’ria com tal primor
tal imagem estampar.
      Foste pró amor criada
formosa, bela, e assim
em meu coração pintada;
se te perderes, minha amada,
alma, buscar-te-ás em Mim.
      Pois Eu sei que te acharás
em meu peito retratada,
e tão ao vivo tirada
que, se te vês, folgarás
ao ver-se tão pintada.
      E se acaso não souberes
onde me acharás a Mim,
não vás daqui para ali.
Se não, se achar-me quiseres,
a Mim buscar-me-ás em ti.
      Porque és o meu aposento,
és a minha casa e morada,
e assim chamo em qualquer tempo,
se acho no teu pensamento
estar a porta fechada.
      Fora de ti, há-de buscar-me,
porque para achar-me a Mim
basta somente  chamar-me;
vou a ti sem demorar-me,
e a Mim buscar-me-ás em ti.

SANTA TERESA DE ÁVILA (1515 – 1582) - Seta de Fogo 
(tradução de José Bento)

1 comentário: