quinta-feira, 2 de agosto de 2012

QUE FARÁS TU...

Que farás tu meu Deus, quando eu morrer?
Sou o teu cântaro (quando me quebrar?)
Sou a tua bebida (quando me estragar?)
Sou o teu manto e o teu operar,
comigo tu o teu sentido vais perder.

    Depois de mim não tens casa que restou
com palavras próximas e calorosas para te saudar.
Cai dos teus pés cansados, sem se levantar,
a sandália de veludo que eu sou.

O teu grande manto de ti se vai desprender.
O que eu em minha face, o teu olhar,
como almofada, com calor, costumo acariciar,
virá, buscar-me-á sem desfalecer…
E ao pôr do sol irá procurar
descanso em pedras estranhas.

Que farias tu, meu Deus? Tremem-me as entranhas.

RAINER MARIA RILKE (1875 – 1926) – O Livro de Horas
(tradução e apresentação de Maria Teresa Dias Furtado)

Sem comentários:

Enviar um comentário